Primo de um grande amigo de infância, já eramos bons conhecidos de outros carnavais e feriados passados em Ouro Preto (MG), mas foi por obra do acaso e sobre a égide da “lei natural dos encontros” que noite dessas de agosto me joguei solo no Cine Jóia pra curtir um show do coletivo 5 a Seco e acabei encontrando com o Matheus von Krüger e comentando que estava planejando migrar da advocacia para a produção. De bate e pronto ele me convidou pra acompanhar o show de lançamento de seu DVD Durantes (1) que aconteceria em setembro no Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto no Rio de Janeiro e contaria com a participação de Paulinho Moska (2). Eis que o encontro e a proposta se mostraram oportunos e segui para o Rio pra conhecer o seu novo projeto e conversarmos sobre as possibilidades de uma parceria profissional. Dito e feito e já em outubro o músico e compositor chegava junto para se tornar o primeiro parceiro da Lima³ Autonomia Criativa.
E foi assim, meio no tranco, planejando o lançamento do DVD em Minas Gerais que ainda em novembro tive a oportunidade de reunir Matheus von Krüger e Pedro Morais no Teatro Oi Futuro Klauss Vianna em Belo Horizonte para produzir o primeiro show oficial da Lima³. E como aquele desejo de migrar e a vontade de começar a produzir já eram tamanhas, a estreia acabou rolando ao cubo com Matheus lançando o Durantes e Pedro apresentando o show da turnê Sob o Sol com ambos dividindo o palco em participações recíprocas nessa noite especial.
AO VIVO, acompanhado por Leandro Vasques (baixo e voz) e Renato Santoro (bateria), Matheus von Krüger desfilou o repertório do Durantes apresentando Um e Um Milhão e O Par e a Canção dentre outras canções de seus dois discos, Outros Tempos e mvk.
Embalado, Matheus também apresentou a canção Sempre Tem Céu Azul, que compôs em homenagem ao bloco carnavalesco Bangalafumenga (3).
E Matheus também apresentou Quintal, composta em parceria com Eduardo Brechó, Lucas Cirillo, Jairo Pereira e Alysson Bruno, integrantes da banda Aláfia, e lançada em webclipe pela cantora Karla da Silva (4).
Arrematando o show e fazendo referência a “lei natural dos encontros”, Matheus chamou Pedro ao palco para juntos interpretarem Mistério do Planeta, de Moraes Moreira e Luiz Galvão, clássico da MPB eternizado pelos Novos Baianos (5).
E na reta final da apresentação, Matheus convocou a plateia pra cantar Son da Espera, parceria com Rogério von Krüger e Muri Costa, e atacou sua releitura de Revendo Amigos, de Jards Macalé e Waly Salomão. Já no BIS, retornou sozinho para apresentar a linda Pássaro, com direito à incidental igualmente linda, Roça (6), de João Bernardo e Rogério von Krüger (7).
Na sequência, Pedro Morais assumiu o palco e apresentou canções de seus dois discos, Pedro Morais e Sob o Sol, acompanhado por Egler Bruno (guitarra), Felipe Fantoni (baixo), Arthur Rezende (bateria) e Marcus Nogueira (teclado).
E pra fechar a noite Pedro convidou Matheus para dividir os vocais na canção De Cada Lado, composta em parceria com Magno Mello e Cadu Magalhães.
Fica o convite pra conferirem o álbum completo com as fotos da parceira Dri Krüger e a playlist com os bootlegs dessa noite especial no Teatro Oi Futuro Klauss Vianna em Belo Horizonte.
PLAYLIST: Antes, DURANTES, depois
- UM E UM MILHÃO (Matheus von Krüger + Rafael Gryner)
- AS RUAS (Matheus von Krüger + Rafael Gryner + Pedro Lens + Leandro Jardim)
- O PAR E A CANÇÃO (Matheus von Krüger + Lucas Reis + Pedro Ivo)
- SEMPRE TEM CÉU AZUL (Matheus von Krüger)
- QUINTAL (Matheus von Krüger + Eduardo Brechó + Lucas Cirillo + Jairo Pereira + Alysson Bruno)
- MISTÉRIO DO PLANETA (Luiz Galvão + Moraes Moreira)
- SON DA ESPERA (Matheus von Krüger + Rogério von Krüger + Muri Costa)
- REVENDO AMIGOS (Jards Macalé + Waly Salomão)
- PÁSSARO (Matheus von Krüger)
- A FÚRIA DO INFINITO (Pedro Morais + Magno Mello)
- DE CADA LADO (Pedro Morais + Magno Mello + Cadu Magalhães
NOTAS: Antes, DURANTES, depois
(1) DVD DURANTES – DVD DURANTES – Lançamento do CD mvk
(2) SAUDADE – Matheus von Krüger e Paulinho Moska no Teatro Sérgio Porto no Rio de Janeiro
(3) SEMPRE TEM CÉU AZUL – Matheus von Krüger e Bloco Bangalafumenga na Fundição Progresso no Rio de Janeiro
(4) QUINTAL – Karla da Silva (webclipe)
(5) MISTÉRIO DO PLANETA – Novos Baianos – vídeo extraído do filme Novos Baianos Futebol Clube, dirigido por Solano Ribeiro e gravado em 1973 no sítio Cantinho do Vovô, em Jacarepaguá.
(6) ROÇA – João Bernardo apresenta Roça (por Rogério von Krüger)
(7) QUERIA ME ENJOAR DE VOCÊ – João Bernardo (webclipe)
LINKS OFICIAIS³
facebook.com/autonomiacriativa
youtube.com/autonomiacriativa
soundcloud.com/autonomiacriativa
instagram.com/autonomiacriativa
twitter.com/autonomcriativa