Estrela Leminski e Téo Ruiz

Nomes de destaque na nova MPB, Estrela Leminski e Téo Ruiz tem sido citados na imprensa nacional e estão em projetos como a Coletânea Re-Trato, com versões de músicas dos Los Hermanos organizada pelo site Musicoteca, e na coletânea Reversos da revista eletrônica Nego Dito, com quatro parcerias, entre eles com Tatá Aeroplano e Thiago Galego.

O disco São Sons rendeu shows e festivais na Espanha e em Buenos Aires e também em várias cidades brasileiras, além da seleção para o Prêmio de Música Brasileira 2011 e fez parte da lista dos melhores do ano da Revista Manuscrita (Embrulhador).

A dupla prima pelo conteúdo artístico das canções que, segundo os próprios compositores, sempre tem a preocupação de que as pessoas se identifiquem com o que está sendo dito. Para isso, se utilizam de uma série de elementos musicais, textuais e poéticos para rechear a canção do significado desejado.

O show São Sons, registrado em DVD, apresenta agora músicas inéditas e uma proposta multimídia na qual as projeções não são imagens aleatórias, mas sim um complemento às canções, ao que se quer dizer para o público, formando um cenário participativo do espetáculo.

ESTRELA RUIZ LEMINSKI nasceu em 1981 em Curitiba, e escreve desde os 6 anos de idade. Publicou poemas no “Jornal Blocos”, “Revista de Autofagia”, Revista ET CETERA, Poesia Sempre, contos no “Jornal Nicolau”, revista Sítios da cidade de Torres Vedras, Portugal e assinou uma coluna semanal de crônicas no encarte cultural “Viva Curitiba” do jornal “Folha de Londrina”. Trabalhou na Rádio Educativa do Paraná em pesquisa, pauta e produção. Estudou Música na Faculdade de Artes do Paraná (graduação em licenciatura) e fez pós-graduação em Música Popular Brasileira, pela mesma instituição. É mestre em composição pela Universidade Federal do Paraná e em música hispana pela Universidad de Valladolid, Espanha.

Além de poeta, é compositora, produtora e toca bateria e percussão. Foi uma das idealizadoras do projeto “Independência ou Sorte” que promove shows, palestras e um intercâmbio cultural entre  compositores independentes do país que desde 2004 já teve edições em Curitiba e Belo Horizonte. É uma das idealizadoras do grupo Casca de Nós, com o qual fez shows por várias cidades do país, lançando em 2006 o CD Tudo tem Recheio com produção do mineiro Renato Villaça. Além deste disco, também em 2006 lançou o CD Música de Ruiz (primeiro trabalho solo com Téo Ruiz) de parcerias com artistas como Alice Ruiz e Makely Ka, com participações de Carlos Careqa, Glauco Soter, Ângelo Esmanhoto entre outros. O disco seguinte deste projeto, São Sons, lançado em 2011, traz diversas parcerias e participações especiais de André Abujamra, Ná Ozzetti, Kléber Albuquerque, Rubi, Ceumar, entre outros. Este seu projeto musical com Téo Ruiz já realizou diversos shows em cidades brasileiras como Natal, João Pessoa, Recife, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, entre outras, e mais recentemente participou do Festival de las Artes de Castilla y León na cidade histórica de Salamanca (Espanha). Possui parcerias com vários artistas como Ceumar, Makely Ka, Iara Rennó, Anelis Assumpção, Renato Villaça, Rogéria Holtz, Alice Ruiz e Alzira Espíndola.

Também desenvolve oficinas e workshops sobre a música brasileira, participando de diversos eventos importantes como o Festival de Arte da Rede Estudantil (FERA), da Secretaria de Educação do Paraná, e Feira Internacional de Fortaleza. Publicou o livro de poesia “Cupido: cuspido, escarrado” (2004) pela editora gaúcha Ameopoema (coleção que ganhou o Prêmio Açorianos de Literatura)
e um sobre a indústria musical, Contra-Indústria (2006, em co-autoria com Téo Ruiz) pela editora mineira Selo Editorial, que traz um novo paradigma para a música feita fora do circuito da grande indústria. Em 2011, está lançando seu mais recente trabalho poético, “PoesiaÉnão”, pela editora Iluminuras. Atualmente coordena o projeto Essa Noite Vai ter Sol, a etapa musical do resgate da obra completa de Paulo Leminski.

TÉO RUIZ é músico, compositor e produtor atuante. É pós-graduado em Música Popular Brasileira pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP). Em 2010 concluiu seu mestrado em música hispana na Universidad de Valladolid, Espanha, sendo a indústria musical brasileira e a reconfiguração do setor que se deu nos últimos 20 anos

o tema de sua dissertação. Foi solista do Coral da UFPR, estuda violão e percussão e fez diversos cursos de aperfeiçoamento, como por exemplo: percussão com Naná Vasconcelos, Caíto Marcondes, Marcelo Effori e Marcos Suzano, de áudio com Ulisses Galetto e Sólon do Valle e de produção com Grace Torres.

Participou de CDs e de vários festivais e eventos de música e poesia pelo país, como Feira Internacional de Música de Fortaleza, PSIU Poético (Montes Claros-MG), Estação Nordeste (João Pessoa-PB), Perhappiness (Curitiba-PR), Curitiba Literária, Feira do Livro de Porto Alegre (RS) e Joinville (SC), Empório da Música (Goiás-GO), Porto Musical (Recife-PE), Feira Música Brasil (Belo Horizonte-MG), entre outros. É idealizador do grupo Casca de Nós, com o qual gravou e co-produziu o disco Tudo tem Recheio (2006). Este disco teve o apoio da Lei Rouanet, do qual foi o proponente e coordenador geral.

Também idealizou o projeto Independência ou Sorte juntamente com Estrela Leminski e Makely Ka, um importante evento da cena musical independente que desde 2004 já teve edições em Curitiba e Belo Horizonte. Desenvolve oficinas e workshops sobre música brasileira e indústria musical, participando de diversos eventos como o Festival de Artes da Rede Estudantil (FERA) da Secretaria de Educação do Paraná; SESC da Esquina em Curitiba-PR, Espaço Lúcio Lins em João Pessoa-PB, Casa da Ribeira em Natal-RN, Feira de Fortaleza, entre outros. Em 2006 gravou o CD Música de Ruiz (primeiro trabalho solo com Estrela Leminski) de composições e parcerias com participações de Carlos Careqa, Glauco Soter, Ângelo Esmanhoto entre outros. Este projeto também contou com apoio da Lei Rouanet, atuando como produtor, proponente e coordenador geral. É o escritor do livro Contra-Indústria (2006), base de suas oficinas e workshops sobre indústria musical que é resultado de sua pós-graduação em MPB.

Seu último disco de composições, São Sons, lançado em 2011 também em conjunto com Estrela Leminski, traz diversas parcerias e participações especiais de André Abujamra, Ná Ozzetti, Kléber Albuquerque, Rubi, Ceumar, entre outros. Além desses artistas, possuiu canções em parceria com músicos e poetas como Alice Ruiz, Makely Ka, Renato Villaça, Renato Negrão, Nicolas Behr, Kléber Albuquerque, entre outros. Realizou shows de seus trabalhos autorais em diversas cidades brasileiras, como Curitiba, Porto Alegre, São Paulo, Natal, Recife, Fortaleza entre outras, e mais recentemente participou do Festival de las Artes de Castilla y León na cidade histórica de Salamanca (Espanha). Elaborou e coordenou diversos outros projetos de sua autoria pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Curitiba. Desde 2005, atua como um dos representantes do Paraná em debates e discussões sobre políticas públicas para a cultura junto ao Ministério da Cultura e ao Fórum Nacional de Música, do qual hoje é o Interlocutor Geral. Por fim, está a frente da WhoIs Produções responsável por projetos como Essa Noite Vai ter Sol (canções de Paulo Leminski) e DVD São Sons, um show-filme sobre seu último álbum.

ASSISTA OS VÍDEOS DO DVD SÃO SONS!

ESCUTE O CD SÃO SONS!

Agenciamento Artístico, Produção de Shows e Gestão de Projetos Culturais