DO PALCO PARA O MUNDO

SOM NA CAIXA! Pedi pro ano novo chegar de mansinho e ele resolveu começar reverberando internacionalmente e nos brindando com os registros caprichados de algumas produções do ano velho, emanando sons do palco para o mundo, pela rede e pela vida!

Bom, você aí que também ama música, já deve estar acompanhando o MINIDocs – Do Palco Para O Mundo, certo? É, tá bonito e tá na rede! O MINIDocs apresenta uma série de gravações de ensaios e espetáculos, captados e editados pela Zoe Films com a máxima qualidade audiovisual e publicados gratuitamente em episódios semanais. Por aqui a honra é grande em ter produzido os shows registrados pelo projeto com o Dani Black (1) e o espetáculo Dois Tempos de Um Lugar – Paulo Monarco e Dandara (2) e a satisfação é plena em poder assistir vários dos parceiros que já tive o prazer e o orgulho de produzir em algum show (3-8). Confesso, projetos assim me tocam, pois me fazem olhar pra estrada e entender do que se trata esse tanto de gente bacana que tá aí na mesma caminhada, do mesmo lado da trincheira, seja no palco, na técnica ou no escritório, na lente, na tela ou no teclado. É disso que se trata, música e entrega! Assiste lá e bora espalhar essa energia!

minidocs

Pois bem, abrindo as porteiras virtuais desse ano novinho em folha teve Dani Black recebendo o Tiago Iorc no Tom Jazz pra estrear o canal do MINIDocs – Do Palco Para O Mundo.

Foi lindo! Não sei bem o que dizer da alegria de produzir o Dani nesse show, mas a galera da Zoe Films soube captar de maneira impecável a vibe que rolou essa noite! Tá tudo aí, mil razões para sorrir!

E por aqui o ano ao vivo começou pela coxia com o Dani Black participando do showzaço de Vanessa Moreno e Fi Maróstica no Sesc Belenzinho.

Foi um domingo delicioso curtindo o virtuosismo incrível e a performance adorável de Vanessa e Fi de sala cheia e plateia afinada. Essa vai pros amigos ‘que vive longe, mas tem coração grudado’ sentirem o astral.

E não sou de guardar ‘rancor’, mas nesse caso guardei especialmente pra vocês! Aperta o play e acende a luz da alma!

E foi mesmo um privilégio curtir o duo encerrando a turnê de seu disco de estreia, “Vem Ver”, lançado em 2013 e que os levou a se apresentar pelo Brasil, Espanha, Portugal e Holanda. Pois é, muita gente assistiu, mas se você ficou de fora, fica o convite, vem ver!

Tá aí a playlist completa com bootlegs dessa apresentação encantadora e o álbum com alguns registros de produção.

142

Seguindo a cadência, teve estreia de vídeo do Dani Black no MINIDocs – Do Palco Para O Mundo e dessa vez foi estreando as gravações na Gargolândia. Na boa, tá um Dilúvio, sente  climão e joga pro mundo! #ú

dani-black-no-minidocs

Embalado, o mês seguiu frutificando e me presenteando com o cultivo do ano passado com mais um vídeo novo pintando na rede! Dessa vez o golaço foi do show que tive a oportunidade de produzir com o Márcio Lugó recebendo o Pedro Luís no show de lançamento do LP compacto Liberdade Aparente no Sesc Belenzinho (9). Energia em alta registrada pelo parceiro Rodolfo Rodigues do Elefante Sessions. Taca-lhe o play!

marcio-lugo-no-sesc-belenzinho

E além de me estufar o peito com esses belos registros, 2016 chegou mesmo com surpresas das mais agradáveis como o convite para produzir o lançamento do novo disco do duo ‘força da natureza’ Vanessa Moreno e Fi Maróstica.

vanessa-e-fi-cores-vivas

O duo apresenta sonoridade singular, traduzida pelos arranjos que exploram toda riqueza ritmica, melódica e harmônica, fruto de pesquisas da música regional brasileira, influências do jazz e da música erudita, representando aspectos inovadores de formação instrumental e composicional, por conseguir adensar de maneira tão consistente tantas sonoridades pelas mãos e pela voz de apenas dois integrantes, Vanessa Moreno (voz e percussão) e Fi Maróstica (baixo acústico, baixo elétrico e voz). Assiste aí o teaser do Vem Ver, discaço de estreia do duo.

Considerado um marco de abertura da carreira do duo, o Vem Ver, com repertório composto por artistas da cena independente e também com composições próprias, contou com participações de músicos conceituados do cenário musical brasileiro, como o guitarrista Chico Pinheiro, o cantor Sérgio Santos, o multiinstrumentista Zé Pitoco, o percussionista Ari Colares, e vários outros. Vem ver!

Fica a dica pra quem ainda não conhece o belíssimo trabalho dos incríveis Vanessa Moreno e Fi Maróstica. E já que adjetivos elogiosos são pouco, faço minhas as palavras de Rosa Passos, aproveitando que o Vem Ver veio ao mundo amparado pela gentileza e generosidade de Rosa: “Já nasceu como referência de uma música de alto nível em qualidade, genialidade, criatividade, leveza, estética, articulação rítmica incrível, seriedade, beleza, afinação e amor!”

vanessa-e-fi-vem-ver

Agora Vanessa Moreno e Fi Maróstica lançam Cores Vivas, com canções de Gilberto Gil, explorando o repertório do compositor como homenagem a sua obra, trazendo diferentes coloridos timbrísticos e mergulhando nas possibilidades dessa inusitada formação. O disco contou com a produção do mestre Swami Jr e traz as participações especialíssimas de Rosa Passos e Fabiana Cozza. Tá lindo demais, solta o play no teaser pra ir climatizando.

E o show de lançamento do “Cores Vivas” já tem data marcada, será no dia 13 de março no Auditório Ibirapuera Oscar Niemeyer. Anota aí e bora espalhar a notícia que esse lançamento promete ser inesquecível e vale se planejar até pra vir de longe e curtir um turismo cultural! Fica a dica, perde não!

vanessa-e-fi-cores-vivas

E como se não bastasse tanta alegria pra um começo de ano, janeirão ainda fechou sua passagem reverberando internacionalmente com o Dani Black ‘diluviando’ em Portugal e Paulo Monarco e Dandara se lançando em Dois Tempos de Um Lugar na Alemanha.

Com o Dani Black iniciamos a turnê Dilúvio em agosto de 2015 e ganhamos o Brasil com shows de lançamento em mais de 30 cidades de 10 estados, sendo super bem recepcionados por público e crítica e lotando importantes teatros do país (10). Agora o Dilúvio segue para Portugal com shows em Lisboa, Porto, Coimbra, Braga, Sines e Tavira e uma apresentação ao vivo na TVI ao lado de Maria Gadú.

dani-black-em-portugal

Agora em janeiro já rolaram os três primeiros shows em terras portuguesas com o Dani Black se apresentando no Teatro São Luiz em Lisboa, no Auditório Municipal em Sines e no CPSE em Tavira e foram três noites lindas de salas cheias e plateias atentas.

Sente um pouco do clima que rolou no Teatro São Luiz em Lisboa.

Fechando o mês com chave de ouro, rolou a apresentação ao vivo com o Dani Black  ao lado da parceira Maria Gadú na TVI de Portugal. Tá aí o link pra quem quiser conferir a apresentação completa.

Quanto à Dandara und Paulo Monarco lançando o Dois Tempos de Um Lugar na Europa, podemos dizer que é mais uma daquelas vezes em que a música traça seus caminhos. Em sua andança acumularam mais de 30 premiações em festivais e algumas centenas de apoiadores Brasil afora. Plantaram música e colheram parcerias, dentre elas a minha, além do respeito e admiração pelos artistas que são, inquietos! Contudo, quis a partitura do destino que o disco fosse batizado na Alemanha, e o verão teve seus dias de inverno e o inverno suas noites de verão, tudo em seus devidos tempos e lugares! No fim, mesmo sem estar presente, tenho a certeza dessa noite ter sido indescritível no Konzert/CD-Präsentation Dandara und Paulo Monarco: Dois tempos de um lugar.

10

Por aqui resta a contenteza e o imenso orgulho de ter produzido esse espetáculo desde a estreia oficial na Paulicéia Carioca até a apresentação para o MINIDocs – Do Palco Para O Mundo, última antes desse renascimento. Vívidas são as memórias dos diversos tempos e lugares ao lado de Monarco e Dandara (11).

E ainda que esse disco não seja meu filho legítimo, gosto de lembrar que vivi a gestação intensamente, acompanhei o pré-natal de perto e aguardo ansioso para embalar essa criança. Fica aquela sensação que as mães devem ter quando as crias saem pra vida, um elixir de orgulho e saudade! Mas como diz o ditado, filho a gente cria pro mundo, mesmo adotivo! Por agora, sigamos amando, longe assim tão perto!

Pois é, nasceu e tá aí a caracapa do disco Dois Tempos de Um Lugar – Paulo Monarco e Dandara. Fica a dica, segue esperto na página do Dois Tempos que em breve essa cria começa a falar e aprende a andar! E por aqui o sorriso de tio segue largo com orgulho de fazer parte dessa história.

Por fim, vamos lá, pra fechar a tampa desse janeirão de arrepiar, aproveitando a estreia do MINIDocs e a satisfação plena em poder assistir no projeto vários dos parceiros que já tive o prazer e a honra de produzir em algum show, a playlist do mês chega reunindo alguns bootlegs de alguns desses momentos compartilhados anteriormente com 5 a Seco, Dani Black, Paulo Monarco e Dandara e Larissa Baq em seus shows e com Vanessa Moreno e Fi Maróstica junto ao Oritá, com Bruno Piazza e Pedro Alterio junto ao Oritá e ao 5 a Seco, com Du Gomide junto à Estrela Leminski e Téo Ruiz, com Bruna Moraes junto ao Café da Tarde de Demetrius Lulo e Paula Mirhan e com Guilherme Ribeiro junto ao Casa7. Confesso, o orgulho bateu por aqui em perceber todos ali reunidos, juntos e misturados! Pra quem não acompanhou a construção dessa história, solta o play e boa viagem, do palco para o mundo!

PLAYLIST: Do Palco Para O Mundo

  1. AREIA + DILÚVIO (Dani Black)
  2. GEOGRAFIA SENTIMENTAL (Leo Bianchini + Vinicius Calderoni)
  3. CHOSE (Estrela Leminski + Téo Ruiz)
  4. CONTENTEZA (Paulo Monarco + Álisson Menezes)
  5. BECAUSE OUSA (Dani Black + João Guarizo)
  6. COMER NA MÃO (Chico César)
  7. DR (Larissa Baq)
  8. FAÇA DESSE DRAMA ((Leo Bianchini + Tó Brandileone + Caê Rolfsen + Vinicius Calderoni)
  9. ESTILHAÇO (Téo Ruiz + Renato Villaça)
  10. Ú (Dani Black)
  11. SEU GOSTO (Dani Black)
  12. VEIO PRA FICAR (Pedro Viáfora + Pedro Alterio)
  13. DESPRENDIMENTO (Vinicius Calderoni)
  14. MIRAGEM (Dani Black)
  15. FECHANDO O PUNHO (Bruno Piazza)
  16. ENSOLARADA (André Siqueira + Renato Frazão)
  17. SÔ DI LÁ (Fi Maróstica)
  18. TUDO QUE VOCÊ PODIA SER (Lô Borges + Márcio Borges)
  19. TRAVESSIA (Bruno Piazza)
  20. BAIÃO PARA 4 DE OUTUBRO (Caetano Ribeiro)
  21. ROSA BRANCA (Bruno Piazza)
  22. MERCÊ (Daniel Coelho + Guto Leite)
  23. BALANGO (Bruno Piazza)
  24. QUIRERA (Estrela Leminski + Téo Ruiz)
  25. NÃO TEM PAZ (Vinicius Calderoni)
  26. GANHAR DINHEIRO (Dani Black)
  27. CHAPÉU DE SOBRA (Estrela Leminski + Du Gomide)
  28. DA MAIOR IMPORTÂNCIA (Caetano Veloso)
  29. JUNTOS OUTRA VEZ (Dani Black)
  30. FAÇA DESSE DRAMA (Leo Bianchini + Tó Brandileone + Caê Rolfsen + Vinicius Calderoni)
  31. LÁ DO OUTRO LADO (Paulo Monarco + Sandro Dornelles)
  32. QUIÇA (Larissa Baq)
  33. BEM MAIS (Dani Black)
  34. NO AR (Paulo Monarco + Matheus von Krüger)
  35. SÓ SORRISO (Dani Black)
  36. O SONHO (Pedro Alterio + Tó Brandileone)
  37. DEIXAR O BARCO IR (Dani Black + Arnaldo Black)
  38. O PERDÃO (Roberto Mendes + J. Velloso)
  39. OU NÃO (Vinicius Calderoni + Tó Brandileone)
  40. AXÉ ACAPELLA (Dani Black + Luisa Maita)
  41. UNI DUNI TÊ (Paulo Monarco + Marcelo Segreto)
  42. FIAT LUX (Vinicius Calderoni)
  43. QUASE FELIZ  (Estrela Leminski + Anelis Assumpção)
  44. AURORA (Dani Black)
  45. EU AMO DJAVAN (Tó Brandileone + Ricardo Teté)
  46. TEM DÓ (Paulo Monarco + Zeca Baleiro)
  47. VOCÊ E EU (Pedro Alterio + Rita Alterio)
  48. SÃO SONS (Estrela Leminski + Téo Ruiz)
  49. ORITÁ (Fi Maróstica)
  50. MINAS (Daniel Coelho + Guto Leite)
  51. A PRINCESA DO CASTELO EM CHAMAS (Bruno Piazza)
  52. HELLO (Achiles Neto + Marcus Marinho)
  53. NOSSO LIVRO (Estrela Leminski + Téo Ruiz)
  54. GARGALHADAS (Pedro Viáfora + Pedro Alterio)
  55. MAIOR (Dani Black)
  56. VIDA QUE SEGUE (Larissa Baq)
  57. TOCA AÍ (Túlio Borges)
  58. VENHA (Paulo Monarco + Celso Viáfora)
  59. VEM E VAI (Tó Brandileone + Vinicius Calderoni)
  60. ROSILENE EM APUROS (Paulo Monarco + Bruno Batista)
  61. NÃO NÃO NÃO (Dani Black)
  62. PARECER (Estrela Lemisnki + Daniel Isolani + Gláucio Giordanni + Renato Villaça + Téo Ruiz)
  63. DOIS TEMPOS DE UM LUGAR (Celso Viáfora)
  64. SÓ QUE NÃO (Larissa Baq)
  65. FINITO E ÍNFIMO (Estrela Leminski + Renato Villaça)
  66. ESCUTA (Paulo Monarco + Túlio Borges)
  67. CANGOTE (Bernardo Bravo + Du Gomide)
  68. PRA VOCÊ DAR O NOME (Tó Brandileone)
  69. MESMO QUANDO A BOCA CALA (Vinicius Calderoni)
  70. PARA UM AMOR EM PARIS (Bruno Batista)
  71. TROVOA (Mauricio Pereira)
  72. MANHÃ DE SOL (Bruno Piazza)
  73. FELIZ PRA CACHORRO (Pedro Viáfora + Celso Viáfora)
  74. FORA DE MIM (Dani Black)
  75. GARGALHADAS +  FESTA DE RUA  (Pedro Viáfora + Pedro Alterio / (Leo Bianchini + Pedro Alterio + Pedro Viáfora)
  76. LINHA TÊNUE (Dani Black)
  77. DEVAGARINHO (Dani Black)
  78. COME TOGETHER (The Beatles)
  79. MAIOR (Dani Black)
  80. AME (Paulo Monarco + Kleuber Garcez)

 

NOTAS: Do Palco Para O Mundo

(1) DANI BLACK – Álbum – Dani Black no MINIDocs no Tom Jazz

(2) DOIS TEMPOS DE UM LUGAR – PAULO MONARCO E DANDARA Álbum – Dois Tempos de Um Lugar no MINIDocs no Tom Jazz

(3) 5 A SECO – Bootlegs – 5 a Seco

(4) LARISSA BAQ – Bootlegs – Larissa Baq no Tom Jazz

(5) BRUNA MORAES no CAFÉ DA TARDE – DEMETRIUS LULO E PAULA MIRHAN – Bootlegs – Café da Tarde no CIT-Ecum

(6) BRUNO PIAZZA E VANESSA MORENO E FI MARÓSTICA com ORITÁ Bootlegs – Oritá

(7) DU GOMIDE com ESTRELA LEMINSKI E TÉO RUIZ – Bootlegs – Estrela Leminski e Téo Ruiz

(8) GUILHERME RIBEIRO com CASA7 – Bootlegs – Casa7 no Almanaque Café

(9) MÁRCIO LUGÓ NO SESC BELENZINHO Bootlegs – Liberdade Aparente no Sesc Belenzinho

(10) DANI BLACK – Bootlegs – Dani Black – Dilúvio Tour

(11) DOIS TEMPOS DE UM LUGAR – PAULO MONARCO E DANDARA Bootlegs – Dois Tempos de Um Lugar

lima%c2%b3-autonomia-criativa

LINKS OFICIAIS³

Curta: facebook.com/autonomiacriativa
Assista: youtube.com/autonomiacriativa
Escute: soundcloud.com/autonomiacriativa
Siga: instagram.com/autonomiacriativa
Siga: twitter.com/autonomcriativa

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s