Pedro Viáfora

Pedro Viáfora nasceu na cidade de São Paulo, em agosto de 1989. Jornalista por formação e músico por vocação, cresceu ambientalizado com a música por influência de seu pai, o também cantor e compositor Celso Viáfora. Foi aos 15 anos, como letrista, que assinou sua primeira canção. Desde então, a criação musical tornou-se mais frequente. Pedro passou a assinar parcerias também como melodista e iniciou seu trabalho solo.

Após ter realizado seus primeiros shows, Pedro Viáfora começou os trabalhos com o projeto 5 a Seco, em que juntamente com Vinicius Calderoni, Tó Brandileone, Pedro Alterio e Leo Bianchini, realiza um espetáculo de músicas autorais, sem protagonistas. O grupo obteve grande sucesso de público tendo todos os ingressos esgotados já na temporada de estreia, ocorrida em Julho de 2009 na Sala Crisantempo, Vila Madalena – SP. Devido a excelente repercussão, o grupo foi convidado para tocar no Tom Jazz e no Itaú Cultural, mais uma vez com casa cheia.

O ano de 2011 ficou marcado na história dos artistas. Novamente os ingressos esgotaram para todos os dias de shows no Auditório Ibirapuera, quando ocorreu a gravação do primeiro CD/DVD do grupo, o qual foi lançado no primeiro semestre de 2012. Os espetáculos ofertaram à carreira de Pedro a possibilidade de dividir o palco com Maria Gadu, Lenine e Chico César, grandes nomes da música brasileira. E ainda contou com as participações dos artistas Dani Black e Ivan Lins. O álbum foi bem recebido pela crítica e colocou o grupo entre os finalistas do Prêmio da Música Brasileira de 2012, na categoria “Melhor grupo de MPB”

Ainda em 2012, o grupo participou da releitura do musical Cambaio, de João Falcão, com músicas de Chico Buarque e Edu Lobo. A peça, então intitulada “Cambaio a Seco” – fazendo referência ao nome do grupo – ficou em cartaz durante um mês no teatro do Sesc Pompéia, em São Paulo. Além disso, participaram do CD “100 anos de Gonzagão”, lançado pela Lua Music, interpretando a música Derramando o Gai.

Através do 5 a Seco, Pedro tocou em palcos consagrados do Brasil; como o Clube do Choro – Brasília, Teatro Oi Futuro – Rio de Janeiro e Belo Horizonte, Espaço Cultural Sérgio Porto – Rio de Janeiro, Teatro Bradesco e Auditório Ibirapuera – São Paulo, entre outros.

No ano de 2013, a música “Em Paz”, interpretada por 5 a seco e Maria Gadu foi tema de abertura da novela Flor do Caribe, da Rede Globo. Pedro também marcou presença no CD “8” de Pedro Mariano, com a música “Sei Lá Eu”, em parceria com Pedro Altério.

Em junho de 2013, Pedro Viáfora deu vida ao seu primeiro disco solo, intitulado Feliz Pra Cachorro. O disco foi gravado no estúdio Sollua durante o ano de 2012 e foi produzido por Celso Viáfora. Contou com a participação de músicos consagrados, como Marcelo Mariano, Thiago “Big” Rabello, Webster Santos, entre outros. O disco, mixado por Thiago Monteiro e masterizado por UE Nastasi, foi o primeiro registro em estúdio do trabalho de Pedro Viáfora, e marca o início de um novo trabalho solo do artista.

O SHOW “Feliz pra Cachorro” se baseia no repertório do CD e conta com músicas de autoria de Pedro Viáfora e diversas parcerias com outros compositores, fazendo com que, embora seja um show de música autoral, exista uma grande variedade estílistica no repertório.

Diferentes texturas são criadas a cada música através de programações e efeitos – duas pedaleiras digitais são utilizadas no palco –, o que faz com que nenhuma música tenha a mesma programação timbrística de outra . Os arranjos são todos baseados no violão autoral do compositor, de modo que o ouvinte não verá releituras harmônicas e grandes alterações das músicas gravadas, mas sim uma enorme proximidade com a música na sua plenitude, muito próxima da maneira como elas foram compostas. O fato de os músicos acompanhantes serem também compositores garante o perfil cantautor do espetáculo. Paulo Monarco (guitarra) e Igor Pimenta (contrabaixo) têm, inclusive, músicas em parceria com Pedro no repertório.

O roteiro também abrange músicas gravadas por Pedro Mariano, 5 a seco, Bruna Caram e Tatiana Parra, além das novas canções de Pedro Viáfora que foram compostas recentemente, o que dá ao show a dinâmica do ineditismo, sem tirar a identificação dos ouvintes com as músicas já existentes.

ESCUTE O CD FELIZ PRA CACHORRO (2013)

ASSISTA OS VÍDEOS AO VIVO!

LINKS OFICIAIS:

Curta: https://www.facebook.com/pedroviaforaoficial
Escute: https://soundcloud.com/pedroviafora
Assista: https://www.youtube.com/pedroviafora
Siga: https://twitter.com/pedroviafora

Anúncios

Agenciamento Artístico, Produção de Shows e Gestão de Projetos Culturais

%d blogueiros gostam disto: